Quando este jogo me chegou as mãos para ser analisado eu pensei para mim, já foste…

Nunca tinha jogado e nem sabia o que fazer, mesmo assim entrei no jogo de mente aberta e decidi explorar cada recanto deste jogo e o que faz deste jogo uma serie de grande êxito, para os que gostam é claro. Inicialmente custava-me entender até porque tinha um amigo que já me tinha falado deste jogo no ano que passou e ele falou de uma maneira que parecia que estava a jogar o jogo dos jogos. Também o que posso eu dizer de uma pessoa que delira com Football Manager?

Mas continuando, na esperança de entender o que via de tão especial esse meu amigo eu experimentei o jogo.

Comecei por perceber que o jogo é baseado na “Tour de France” com parte dos conhecidos ciclistas que participam nesta corrida. Ter em atenção que eu até começar desconhecia completamente o nome de qualquer ciclista.

Mesmo sem bases eu decidi fazer todo o trabalho de casa e comecei a aprender como se administrava o sistema deste jogo para que pudesse tirar o maior partido deste jogo.

As cut-scenes são impressionantes e os gráficos nunca pensei que fossem tão a frente.

Sinceramente não esperava que os gráficos fossem tão a frente num simulador, já vi que estava completamente enganado.

Mas por muito que estejam a apreciar os gráficos o jogo passa pela parte gráfica mas também passa pelos emails que contêm informação sobre as corridas que os ciclistas vão disputar. Gerir esta informação é fundamental mesmo que nos pareça difícil.

Apesar de inicialmente estar completamente perdido eu rapidamente aprendi e entendi o que deveria fazer para controlar o jogo.

Existe a ajuda de um pequeno tutorial que nos vai ajudar a entender e gerir Pro Cycling Manager 2012

Muitos se perguntam “Qual é o objectivo de Pro Cycling Manager?”, pois é eu perguntei-me o mesmo. O objectivo é conquistar as melhores posições em todas as competições disponíveis, isso significa financiamento para a equipa o que significa obtenção de melhores equipamentos para os ciclistas.

É de elogiar o trabalho da Cyanide pela atenção dada a todos os detalhes pois o jogo é extremamente detalhado e preciso. Este jogo exige alto nível de dedicação e habilidade para jogar jogos de “Manager”.

Pro Cycling Manager permite aos jogadores escolherem entre mais de 80 equipas profissionais que participam na lendária “Tour de France”.

O objectivo de qualquer treinador é obter patrocinadores, ciclistas, contratos e equipamentos. Neste jogo vamos ter de gerir todos os aspectos para poder levar para casa a tão desejada camisola amarela.

Este pode ser considerado um jogo de habilidade, o jogador pode não saber andar de bicicleta mas conhecendo uma data de habilidades úteis pode desfrutar de um excelente jogo táctico onde a gestão de uma data de situações nos pode levar a vitória.

A Ai dos outros corredores é implacável defendendo o seu lugar na corrida como se de um jogador real se trata-se, eu diria que é uma AI extremamente competente.

Isto que dizer que o jogador tem de superar a Ai das mais de 80 equipas de jogo.

Assim que compreendemos o jogo cabe a nós criarmos a nossa “dream team” de ciclistas para poder vencer as mais variadas provas.

Tal como já disse anteriormente este jogo apela para o publico mais estratega, ou seja, o publico que em geral está virado para jogos como Football Manager, esse é o publico que certamente desfrutará deste estilo de jogo. Para aqueles que não estão habituados a este tipo de jogos e até costuma dizer que este tipo de jogos não é a sua onda, posso dizer que ficariam impressionados. Após se ambientar ao mecanismo do jogo o jogo pode tornar-se num vício.

Finalmente os fãs deste jogo vão poder competir uns com os outros num modo online.

Foi criado um modo multiplayer de nome “Armada” que permite aos amantes do mundo do ciclismo gerir uma equipa online

Este jogo surpreendeu-me pela positiva, por vezes a falta de conhecimento leva-nos a ter uma ideia completamente errado sobre alguns jogos.

Qualquer pessoa pode aprender a jogar este jogo, isso não quer dizer que qualquer um pode gostar deste estilo de jogos, mas tal como eu, podem experimentar e ficar surpreendidos.

Nota: 7/10

:::REVIEW IMPORTADA DO WEBSITE ANTERIOR:::