Todos os anos temos um novo titulo de Football Manager e todos os anos ficamos na ideia de que não haverá mais por onde eles possam fazer o jogo evoluir. O que é certo, é que eles nos surpreendem a cada novo título com uma nova jogabilidade e com novas dinâmicas que vêm mostrar que o jogo melhorou muito.

Este ano temos algumas melhorias de peso, uma delas é a mudança do design do jogo (apesar de achar que essa mudança é meramente estética). Mas o jogo teve muito mais alterações que recriam o dia-a-dia de um clube de futebol, não é a toa que este continua a ser o melhor simulador desportivo do mercado.

Ao que parece a Sports Interactive deu ouvidos aos fãs de Football Manager e fez um investimento dos seus recursos em duas áreas especificas do jogo, estou a falar dos treinos e das tácticas de jogo.

No que toca aos treinos, estes agora foram mais aprofundados do que alguma vez tinham sido. O jogo anteriormente geria somente os treinos de ataque, defesa, físico, ofensivo e defensivo mas isso agora foi alterado e temos agora sistemas de treinos mais completos.

Agora temos 3 sessões de treinos por dia apesar de a SI Games ter introduzido também novos conceitos de treino aplicados a cada sessão de treino.

Vou dar um exemplo desses novos conceitos de treino… Em cada uma das categorias, que estão compreendidas entre defesa, ataque, técnica, táctica, físico e dia de preparação de jogo, passa a haver alguns módulos de treino mais específicos que dão um melhor treino aos jogadores.

Os treinos físicos passam um pouco por módulos cardio ou resistência, na parte dos treinos técnicos temos a criação de oportunidades e por aí em diante. É certo que todos estes treinos podem ser uma mais-valia mas também podem aumentar o risco de lesão de cada um dos jogadores ou aumento da fadiga.

O sistema de treino foi bastante melhorado e esta evolução veio trazer ao jogo mais qualidade.

Um outro ponto que teve uma melhoria no sistema de tácticas para o jogo, existem varias tácticas de jogo a partir das quais podemos criar o próprio estilo.

Agora podemos dar instruções aos jogadores em tempo real, quer estes estejam em possa da bola ou não. Gosto do facto de podermos mudar a atitude dos jogadores quando eles estão a perder um jogo aos 70 minutos e que vi fazer com que eles sejam mais diretos e que vão mais directamente na direcção da baliza adversária.

Tal como disse, podemos dar instruções a jogadores individualmente e essas mesmas instruções ficam associadas a esse mesmo jogador.

O sistema de Scouting mudou um pouco e a forma como os seus relatórios nos são apresentados também. Anteriormente recebíamos um relatório, por vezes extenso, através de email onde onde nos falavam sobre o estado físico dos jogadores que os Scouts observavam. Agora temos um pequeno resumo que se torna simples entender e que tem todos os dados que realmente nos interessam.

Temos um novo sistema que nos permite saber o grau de satisfação dos jogadores e do plantel no seu conjunto. Podemos medir o grau de satisfação dos jogadores dentro de vários critérios como por exemplo, tratamento, treino, tempo de jogo. Este é um sistema que vem dar ao jogo um lado mais humano e que vem dar aos jogadores uma maior experiencia enquanto treinador.

Temos ainda a visualização de jogo na perspectiva 3D, esta visualização do jogo manteve-se praticamente inalterada com a excepção de algumas novas animações dos jogadores e de uma AI (inteligência artificial) mais apurada no que toca as instruções dadas aos jogadores.

Outro ponto bem interessante e que veio dar a este jogo mais qualidade foi a introdução do campeonato Alemão, a Bundesliga. Sem dúvida que esta novidade vem dar mais possibilidades aos jogadores.

Conclusão…

Football Manager 2019 regressa em mais um ano e este ano focasse principalmente em dois aspectos que são fundamentais na vida de um treinador e de uma equipa.

Podemos considerar que este jogo está a evoluir cada vez mais e na direcção certa.

A introdução do campeonato Alemão foi sem dúvida uma mais-valia e faz com que a franquia cresça na direcção certa.

No que toca a treinos, fiquei satisfeito de ver que é possível treinar individualmente cada um dos jogadores com treinos específicos onde podemos melhorar os skills dos jogadores da nossa equipa.

Sem duvida mais um ano em grande e que trás mais um grande jogo até aos fãs de simuladores desportivos.

Nota: 9/10

 

Positivo…

Sistema de Treinos.

Táticas de jogo melhoradas.

Sports Scientists.

 

Negativo…

Sistema de entrevistas parou no tempo.