A pergunta que tem surgido na nossa redação é a seguinte… “quis são os melhores jogos de horror dos últimos 10 anos?”. Temos de assumir que nos últimos 10 anos a indústria dos videojogos mudou muito, mas isso não quer dizer que os jogos de hoje em dia são melhores do que os jogos de a 10 anos atrás.

As nossas escolhas foram colocadas na lista pela data decrescente e não pelos jogos que julgamos ser melhores ou piores. Após o debate chegamos a seguinte conclusão.

Vê abaixo a nossa conclusão.

2019 – BLAIR WITCH

Esta é uma experiência de jogo assombrosa, creio que numa escala bem acima do que é normal ver neste estilo de jogos. Eu diria que Blair WITCH é um mergulho no que de mais sombrio a indústria de videojogos já nos deu. A floresta de Black Hills trás aos jogadores o medo e a ansiedade que poucos jogos conseguem.

YouTube video

2019 – RESIDENT EVIL 2 REMAKE

Eu diria que Resident Evil 2: Remake é uma obra de arte no que toca a jogos de horror. A mistura do design clássico aliado ao modo de combate dos dias de hoje fez toda a diferença. O Remake de Resident Evil 2 oferece aos jogadores tudo o que eles poderiam querer num jogo de horror. É certo que não se consegue agradar a todos, mas no geral foi espetacular. A Capcom recontou uma das histórias mais incríveis da série e trouxe a vida personagens avassaladoras, isto combinado com dublagens competentes faz deste jogo um dos títulos obrigatórios na sua prateleira. a nível visual este jogo impressiona bastante tudo isso graças ao novo RE Engine da Capcom. Tendo em conta que existiram oito títulos Resident Evil na última década fico contente pôr o melhor ter chegado no fim.

YouTube video

2017  RESIDENT- EVIL 7:BIOHAZARD

Tal como já disse acima a última década trouxe 8 títulos da série Resident Evil, por isso não será de admirar que exista outro título da série no top 10 da última década.

Eu não sei equipa quer acreditar que Resident Evil 7 marcou a primeira tentativa real de recuperar esta incrível série de videojogos de horror. é certo que a mudança de terceira pessoa para primeira pessoa dividiu a opinião dos fãs mas mesmo assim conseguiu ser um dos títulos mais elogiados da série conseguindo assim ser o terceiro título mais vendido da série. Além disso o modo VR para os usuários da PlayStation 4 queria uma experiência mais imersiva e terrivelmente aterrorizante do começo ao fim. Resident Evil 7 e um dos melhores jogos de terror da década e perder este título é perder o que de melhor a franquia ofereceu em mais de uma década.

YouTube video

2015 – UNTIL DAWN

Until Dawn é um exclusivo PlayStation que nos coloca perante escolhas de efeito borboleta dinâmico. Neste jogo conseguimos ver nitidamente a inspiração nos mais variados filmes de terror e onde consegui ver também alguma inspiração em American Horror Story. Este jogo está carregado de mistério e faz com que controlamos várias personagens e tomamos decisões rápidas de forma a tentar salvar o máximo de personagens que conseguirmos. Uma decisão menos acertada ou mais demorada poderá fazer com que uma ou mais personagens morram.

Mas a história é de uma tensão que não termina com o jogo lançado em 2015, mais tarde é criada uma versão VR de uma montanha-russa mas que acaba por não estar diretamente ligado à história do jogo.

YouTube video

2015 – BLOODBORNE

Nem sempre o terror tem a ver com sustos e pulos, muitas vezes tem a ver com a tensão e ansiedade que isso nos provoca e com o desconforto de não sabermos o que vem a seguir. O jogo Bloodborne faz-nos sentir assim, e posso dizer que me senti mais desconfortável com este jogo do que propriamente com alguns jogos de terror com sangue e vísceras por todo lado.

Bloodborne tem na sua base a fórmula de Souls, só que em vez de magia adicionar umas pistolas. Apesar de este jogo não ser propriamente fácil ele recompensa os jogadores enquanto ele enfrenta os vários pesadelos sobrenaturais de Yharnam. Este é um jogo muito bem conseguido com uma paisagem infernal bastante detalhada que combina ansiedade com uma profunda necessidade de apertar vários botões ao mesmo tempo enquanto entramos em pânico para derrotar o seguinte monstro.

Este jogo não deixa de ser viciante apesar de ser macabro e assombroso. Podemos considerar bloodborne num obra-prima moderna sem igual que ofusca vários títulos do género. Um dos melhores da última década.

YouTube video

2014 – THE EVIL WITHIN

Este jogo nasce numa altura bastante crítica do mundo dos videojogos, nesta altura o jogo Silent Hill era colocado fora de equação devido a rotura entre Hideo Kojima e a Konami. Felizmente nessa altura crítica o criador de Resident Evil, Shinji Milani em conjunto com o seu novo estúdio, Tango Gameworks interviram de forma a que a Konami não se perdesse e criaram The Evil Within. A história do jogo é um pouco confusa mas no que toca à componente de terror e sobrevivência este jogo é incrivel.

YouTube video

2013 – OUTLAST

Não há como negar que o jogo Outlast marcou a década como sendo um jogo de terror (esconde-esconde) em primeira pessoa que aperfeiçoou a jogabilidade e género que havia sido estabelecido por jogos como Amnesia e Slender. O jogo está cheio de sustos memoráveis e tem uma arte assombrosa que deixa muito de cabelos de pé. Pena que o segundo título deste jogo não tenha tido o mesmo sucesso deste jogo e que tenha dividido as opiniões dos jogadores. Outlast é um jogo obrigatório nas prateleiras de todos os jogadores que gostam de um bom jogo de terror.

YouTube video

2013 – THE LAST OF US

Um exclusivo da Playstation que veio mudar tudo o que tínhamos vivido enquanto jogadores de videojogos, uma ideia baseada num documentário que certamente mudou a nossa perspectiva sobre o mundo dos videojogos de terror/horror.

The Last of Us foi lançado pera a Playstation 3 e um dos últimos jogos a ser lançado antes da chegada da Playstation 4.  Este jogo conta uma história incrível onde os laços entre os seres humanos vence o mundo pós apocalíptico carregado de infectados que só querem eliminar os humanos. Para além dos infectados ainda existem as várias facções espalhadas por este mundo que na realidade buscam o mesmo que todos, sobreviver a este mundo infectado.

YouTube video

2011 – DEAD SPACE 2

Dead Space é uma série que lamento não ter tido mais títulos ao longo dos anos.  A desenvolvedora deste jogo foi a Visceral Games e com vários acertos no segundo título da franquia as coisas ficaram muito boas. Dead Space 2 está repleto de horror, ação e sequencias perfeitas. Anos depois dos horrores cruéis e sangrentos a bordo do USG Ishimura, encontramos Isaac Clark (protagonista) preso a bordo do Sprawl, uma colónia espacial orbital com milhares de feras Necromorph mortais. O jogo está carregado de sangue e muitos sustos inesperados, não é propriamente um passeio no jardim, e será um dos melhores da década.

YouTube video

2010 – ALAN WAKE

Alan Wake foi lançado pelo desenvolvedor Remedy Entertainment e apresenta um conto alucinante que vai aos confins da mente do autor para o assombrar e trazer o que de melhor existia na época do lançamento deste jogo.  O jogo contava com uma mecânica da lanterna  que apontava-mos para a escuridão e nos deixava numa posição claustrofóbica e sempre a espera que alguma coisa fosse correr mal. O jogo conta ainda com um DLC que só aumentou o terror com conceitos cada vez mais bizarros nascidos dos demónios de Wake.

Alan Wake continua a ser uma aventura incrível, mesmo tendo passado 10 anos do seu lançamento.

YouTube video

Esta é a nossa lista dos jogos que consideramos ser os melhores jogos de horror/terror da última década. Certo que muitos vão concordar, e outros vão discordar, mas digamos que é uma lista com títulos bem atraentes. Em relação a próxima década, esta promete ser brilhante, já temos alguns títulos nas mãos dos jogadores e outros já anunciados (Resident Evil alinhados, Doom: Eternal , Dying Light 2 e Remothered: Broken Porcelain). os próximos 10 anos prometem.