Minicraft Dungeons é a mais recente aventura da franquia criada pela Mojang e que foi agora lançada para PS4. Agradeço desde já a cópia do jogo para quer pudesse testar este jogo. Este jogo foi lançado para PC, Xbox One, PS4 e Nintendo Switch e desta vez vêm aposta num genero diferente (Dungeon Crawler).
Para aqueles que gostavam do jogo original num mundo aberto com mecânicas de construção e ação em primeira pessoa, este jogo aposta em algo bem diferente. Digamos que é um RPG basico que não tem mecânicas complicadas para não baralhar os jogadores quenunca tiveram uma abordagem direta com o genero. Eu até arriscaria dizer que Minecraft Dungeons é uma especie de Diablo mas sem todas as mecanicas complicadas e para uma facha étaria livre. A Mojang fez aqui um trabalho perfeito pois para além de ter trazido todo um universo de Minecraft para um genero diferente ainda conseguiu que tudo fizesse sentido. Muitos parabéns, fiquei bastante surpreendido.

A franquia Minecraft já tinha tentado um genero diferente quando criou Minecraft: Story Mode pelas mãos da Telltale Games, mas para ser sincero eu achei que ficou aquem do que se esperava. Mas em Minecraft Dungeons temos uma história diferente e com mais ação e aventura mas com um toque de magia.

YouTube video

História…
Esta história é bastante interessante apesar de ser simples. Um aldeão despresado e que era afastado pelos outros aldeões acaba por seguir o seu próprio caminho como um nomada e acaba por encontrar um Orbe da Dominação. Digamos que ele ainda tentou resistir mas isso foi impossivel e o Orbe acaba por corromper a sua mente aproveitando-se dos sentimentos de ódio e vingança que este personagem tinha no seu coração. Este vilão tem como nome Arch-Illager e vai libertar esqueletos, creepers e outros inimigos pelo mundo de Minecraft.

Gráficos e Som…
A nível gráfico o jogo está muito bem conseguido, os modelos das personagens estão muito bem esculpidos e as texturas acentam como uma luva. E tendo em conta todo um genero diferente do titulo original eu diria que o resultado final é incrivel.  A desenvolvedora foi a Double Eleven e conseguiu criar ambientes distintos que saltam aos olhos dos jogadores com cores e com um design exemplar tanto das personagens e dos mapas. Existem mapas muito interessantes e que nos fazem voar pelo imaginário, no nível de “Pastos de Abóbora” temos toda uma tonalidade alaranjada por todo o nível com um aspeto mais rural que se enquadra perfeitamente na tematica. Em relação ao nível das “Minas de Redstone”, estas são mais escuras e a iluminação provem quase toda do brilho da lava.
O jogo conta com trilhas sonoras minimalistas e que se encaixam muito bem no ambiente de jogo seja em momentos mais calmos como em momentos de maior stress em que lutamos contra o inimigo. A musica vai mudando conforme o nosso estado dentro do jogo. Se estamos numa de explorar então temos uma musica mais calma, mas se estamos numa altura de combate então a musica é um pouco mais mexida o que até dá ao jogador um poiuco mais de adrenalina.

Jogabilidade…
Assim que iniciamos o jogo temos de escolher a nossa personagem, na realidade temos de escolher a Skin da nossa personagem entre as várias skins disponiveis. Não há propriamente muita costumização nesta fase mas mesmo assim temos algumas opções estéticas interessantes. E como a versão PS4 é a Hero Edition temos disponiveis os DLC´s do jogo e ainda algumas skins extra e animais (companion).
Apesar de não haver grande costumização no inicio do jogo basta jogar um par de horas para a nossa personagem passar a ter outra aparencia e uma classe. Tudo isto se deve aos vario itens que vamos encontrando pelo jogo como por exemplo, armaduras metalicas (ou não), roupas de pele ou até tecidos com diferentes temas ou cores. para alem desses itens ainda iremos encontrar armamento e itens magicos. dentro do armamento temos espadas, machados, picaretas, arcos e mais. Existem ainda os artefactos que podem ser usados até três e todos eles contam com cooldowns e gerir estes artefactos por vezes é complicado, principalmente no calor da batalha. Detro dos artefactos existem varios e com habilidades bem diferentes que podem decidir a batalha nas alturas mais complicadas.
Vencer as missões e derrotar inimigos rendem ao jogador pontos de experiencia, com o aumento da experiencia subimos de nivel e consequentemente ficamos mais fortes e ganhamos pontos para poder encantar os nossos equipamentos que garantem novas habilidades passivas a nossa personagem. Dentro das habilidade passivas iremos poder disparar projeteis venenosos, podemos causar um determinado nivel de dano nos inimigos que nos atacam e até aumentar a velocidade com que a nossa personagem se desloca. mas isto são só alguns exemplos do que poderemos fazer.
Em relação a longevidade do jogo, este tem uma longevidade curta, são apenas 10 fases de jogo e a campanha do jgoo que podem ser terminados em cerca de 5 a 6 horas. Estou a referir.me somente a fase original sem os DLC´s, depois os DLC´s dão ao jogo mais umas horas que são apreciadas pelos jogadores. Felizmente este jogo conta com vários níveis dentro de cada uma das fases o que faz com que se possa repetir cada uma das fases novamente com um nível mais dificil e com a possibilidade a apanhar itens de maior nível e de melhor qualidade. A dificuldade de cada fase pode ser configurada manualmente quando estamos no nosso acampamento, mesmo na altura em que estamos a escolher a fase que vamos jogar. Apesar de ser um pouco repetitivo o jogo não deixa de ser desafiante com inimigos de nível maior e em maior quantidade.
O jogo conta com um pequeno Loby/Acampamento, local onde as personagens ficam depois de cada missão, é lá que escolhemos a próxima fase e onde poderemos configurar a nossa personagem com mais calma sem correr o risco de ser atacado a qualquer altura.
Temos nesse loby umas barracas onde podemos adquirir material que trocamos por gemas, mas nem sempre esse material é interessante ou nem sempre temos gemas suficiantes para comprar esses itens.

Multijogador…
Ãlgo que gostei bastante foi o facto de podermos jogar com amigos a qualquer altura das fases de jogo. Existe a possibilidade de jogar tanto localmente como online. Basta para isso que o jogador se conecte e se junte ao grupo para ajudar a derrubar os inimigos. Minecraft Dungeons tem a possibilidade de jogo até quatro jogadores, isse é certamente muito mais divertido e gára uma certa competição apesar de estarem todos do mesmo lado.

Conclusão…
Minecraft Dungeons é um jogo interessante desde o primeiro instante, pena ser demasiado curto. Minecraft Dungeons conta com uma aventura magnifica e que apesar de termos de repetir o jogo algumas vezes na busca de loot acaba por valer a pena.
Um jogo bem cativante e que certamente vai trazer os jogadores de minecraft novamente para mais um jogo da franquia, nem que seja pela curiosidade. Mas se gostas de Diablo mas não tens muita paciencia para algumas mecanicas um pouco mais complicadas, então Minecraft Dungeons é capaz de ser um titulo que te interessa.

 

Nota 9/10

Positivo
  • Níveis bem planeados e divertidos.
  • Multiplayer cooperativo.
  • Dificuldades personalizavel.
  • Hero Pass com extras interessantes.
Negativo
  • Campanha curta.
  • Poucas skins de personagens.