Unrailed! esteve durante cerca de 1 ano como acesso antecipado na Steam, e finalmente é lançado e eu vou então ver como ficou a sua versão final.
Unrailed! é o primeiro título da produtora independente Indoor Astronaut que apesar de ter colocado o jogo em acesso antecipado ainda trabalhou bastante durante este tempo.
Unrailed! é um jogo de construção onde é necessário um esforço incrível para construir uma linha ferroviária de forma a que o comboio não saia dos trilhos. Aparentemente parece um jogo bem simples, mas após começarmos o nosso jogo vamos perceber que é um pouco mais complexo do que contávamos. o jogo está recheado de lógica e apesar de a certa altura o jogo se tornar bastante complexo, não deixa de ser um jogo muito divertido.

YouTube video

Mas comecemos pelo início, assim que chegamos ao menu principal temos alguns botões e já temos acesso a nossa personagem. Para selecionar os menus temos de deslocar a nossa personagem para cima do botão que pretendemos selecionar. Apesar de ser algo bem diferente do que estamos habituados, este tipo de menu tem um objetivo. Esse objetivo é bastante claro, trata-se da introdução as mecânicas do jogo. Afinal de contas já estamos a jogar e ainda nem saímos do menu principal.
A premissa do jogo é bastante simples, existe um comboio em andamento e nós somos responsáveis por construir os carris e impedir que este comboio descarrile.
Este comboio tem vários vagões onde são colocadas as matérias-primas para criar os carris. Este comboio está sempre em andamento por isso convém cortar madeira e minerar o metal o mais rápido possível de forma a criar o próximo carril que impedirá um desastre. Tudo isto faz com que o jogador está sempre em movimento, cada um dos níveis só termina quando chegarmos a próxima estação.
Assim que chegamos à estação vai ser aberta uma loja onde podemos gastar os parafusos dourados que adquirimos durante o nível que estivemos a jogar.
Esta loja tem varias melhorias para o nosso comboio como por exemplo aumentar o numero de vagões, produzir peças com mais eficiência, diminuir a velocidade da locomotiva ou adicionar um vagão que produz dinamite que ajuda a limpar o terreno com eficiência. Assim sendo temos aqui uma componente estratégica que nos obriga a pensar e aplicar os recursos na altura certa para conseguirmos levar o comboio até a próxima estação. O jogo tem ainda outra preocupação que os jogadores devem ter em atenção, estou a falar do sobreaquecimento do comboio. Podemos também fazer pontes de forma a facilitar o percurso dentro dos níveis e devemos garantir que as nossas ferramentas não ficam para trás, não vamos querer ficar sem as ferramentas que nos ajudam a adquirir os nossos recursos.
Este jogo foi feito para se jogar em conjunto, isso nota-se desde o inicio, mas se quiseres jogar sozinho podes faze-lo e a segunda personagem será substituída por um robô e o jogador terá de dar instruções para que ele ajude. O jogador pode dar todos os comandos essenciais, como cortar madeira, apanhar ferro, reabastecer a carruagem, fazer pontes, entre outras tarefas.
O jogo também permite ver a repetição do que foi feito do início ao fim de qualquer nível e podemos acelerar o tempo de repetição, sendo possível criar um efeito de timelapse.

Gráficos e Som…
A nível gráfico o jogo não é muito elaborado, mas as cores utilizadas no jogo são bastante vivas e vibrantes dando mais vida ao jogo.
Em relação as trilhas sonoras, estas são bastante interessantes, mas infelizmente elas falharam algumas vezes durante o meu tempo de jogo. Acho que pode ser corrigido numa atualização futura com alguma facilidade.

Modo online…
Jogar online é bastante frustrante pela falta de comunicação entre alguns jogadores. A comunicação é feita através de emojis e a confusão é tanta que se torna impossível comunicar de forma eficaz. Quando a comunicação falha vemos jogadores a gastar recursos de forma errada e pior que isso é ver jogadores a gastar os preciosos parafusos dourados de forma errada. Posso dizer que foi muito frustrante jogar com outros jogadores.

Conclusão…
Unrailed! prendeu-me nas horas e horas de jogo, foi bastante divertido e obrigou-me a puxar pela cabeça de forma a poder traçar a melhor estratégia para levar o comboio até a próxima estação.
É um jogo bem interessante para jogar com amigos mas que certamente será melhor usar um sistema de voz para se comunicarem, de forma a que seja uma jogabilidade mais eficaz.

Nota 8/10

Positivo
  • Jogo bastante satisfatório.
  • Não se torna cansativo.
  • Estratégia diferente para cada nível.
Negativo
  • Jogadores online num caos.
  • A música falha várias vezes.