Black Desert Online, vale a pena em 2021?

Black Desert Online, vale a pena em 2021?

Março 1, 2021 Não Por Perplera

Black Desert Online é um dos MMORPG mais jogados do mundo e posso dizer que já passou por muitos altos e baixos até chegar ao ponto em que se encontra. Mas muitos são os que ainda julgam sem alguma vez terem dado qualquer oportunidade ao jogo, e sem terem jogado um único minuto do mesmo.

Muitas das vezes os comentários negativos contra o jogo passam pelo facto de não terem entendido a proposta da desenvolvedora ou de não conseguirem colocar de lado a sua perspetiva pessoal do que considera ser um bom MMORPG. Por esse motivo eu entro sem qualquer tipo de expectativa ou preconceito, afinal de contas se passarmos a vida a comparar jogos acabamos por não conseguir evoluir o mundo dos videojogos.

Assim sendo eu venho dar aqui a minha opinião sobre os motivos que podem ser bastante válidos para que os jogadores possam dar uma oportunidade a este jogo. Lembrando que esta é a minha opinião pessoal e que nem todos podem ter a mesma visão que eu sobre este jogo.

De uma coisa os jogadores não se podem queixar, afinal de contas coisas para fazer dentro do jogo não faltam. 

Vou dar então alguns motivos que podem ser diferenciadores e podem ser um motivo para chamar novos jogadores.

YouTube video

Gráficos e personalização…

Se existe algo em que Black Desert Online se tornou famoso em todo o mundo foi na customização das nossas personagens. Podemos alterar quase todas as características que compõem a fisionomia da nossa personagem. Existem até usuários que se dedicam a customizar personagens no jogo para serem parecidos com celebridades que todos nós conhecemos, atualmente é bem comum ver rostos famosos pelos mapas de Black Desert Online.

Em relação aos gráficos do jogo, posso dizer que os gráficos originais já eram bonitos mas em 2018 quando a desenvolvedora fez um upgrade dos gráficos do jogo eles ficaram deslumbrantes. Mas não foram só os gráficos que sofreram melhorias nessa altura, o jogo contou também com melhorias ao nível do som que fazem toda a diferença no que toca à imersão do jogo.

Mundo Aberto…

Em relação ao mundo aberto, temos um jogo muito vasto e variado no que toca a cenários. Existe muito a ser explorado, tanto por terra como por mar e a produtora não para de acrescentar locais novos a este jogo, algo bastante interessante. O mundo não passa só por ser enorme, ele também tem bastante vida o que faz que a cada instante o jogador veja algo a mexer no ecrã. cada região do mapa tem criaturas e características únicas que só podem ser encontradas nessas zonas.

Outra coisa bastante interessante é que a vida de Black Desert Online não gira em torno da nossa personagem, digamos que os NPC´s e os nossos objetivos podem aparecer de formas e em locais diferentes, algo que está constantemente a mudar, dependendo do local ou altura do dia que nos encontramos.

YouTube video

Combate…

Este é sem dúvida alguma um dos pontos positivos do jogo, o sistema de combate está incrível. Digamos que o sistema de combate de Black Desert foge do sistema clássico de MMORPG que o gênero nos habituou. Black Desert adota um sistema de combate mais ligado à vertente de ação e que torna os combates deste MMORPG frenéticos e viciantes. Em relação a jogabilidade, esta é rápida, fluida e visualmente deslumbrante.

Algo interessante é o facto de podermos escolher entre duas ou mais árvores de habilidades  dentro da mesma personagem. Isso aumenta a quantidade e variedade de combos e skills e não torna o jogo tão monótono. Mas mesmo que o jogador se canse de jogar com uma personagem, existem várias classes para podermos jogar e nos divertir.

Profissões…

O mundo dos MMORPG cresceu tanto que acabaram por introduzir profissões no jogo, isso acaba por não ser novidade em Black Desert Online mas não deixa de ser interessante. Atualmente existem 11 profissões disponíveis, há quem lhes chame “life skills”. Dentro de cada uma das profissões existe muito para se fazer, e com essas profissões é possível fazer um dinheiro extra. Quando o jogador sai do jogo ou até mesmo quando pára um instante para descansar pode deixar a personagem a fazer algo que lhe pode gerar um dinheirinho extra e que pode mais tarde ser usado para aprimorar a nossa personagem.

YouTube video

Liberdade total…

Após o jogador cumprir o seu tutorial, normalmente segue para fazer as suas quests, mas o jogador não é obrigado a fazer isso. Ele pode simplesmente decidir explorar o mundo e ter um maior conhecimento de tudo o que o rodeia. Existem várias formas de subir de nível, certo que fazendo quests é mais prático e orienta o jogador de forma a poder ganhar mais XP e orientando o jogador para mecânicas diferentes a cada instante. Mas se o jogador decidir explorar e matar os inimigos que aparecem pela frente também será uma boa forma de subir de nível. Eu diria que podemos usar diferentes personagens para conseguir diferentes objetivos. E ter uma personagem que serve para explorar o mapa e ter um maior conhecimento das localizações de itens e materiais será certamente bem divertido e útil na nossa jornada.

Certo que para um iniciante será certamente aconselhável que siga as quests e a história do jogo para que possa acompanhar a jogabilidade e possa habituar-se às várias situações em que o jogo coloca os jogadores. Certo que a Pearl Abyss tem feito um esforço enorme para que o jogo se torne cada vez mais intuitivo para que os jogadores mais novos possam facilmente orientar-se sem qualquer tipo de dificuldade, mas é certo que certas coisas só a experiência nos trás. 

Temporadas…

O jogo conta com temporadas e isso nada mais é do que eventos que duram normalmente quatro meses, algo pensado para novos jogadores mas que acaba por ser bem útil para jogadores veteranos.

Segundo se vai comentando nas redes, a criação de temporadas foi feita para diminuir a distância entre a progressão de veteranos e iniciantes, mas não existe nada que realmente comprove isso. Sendo verdade ou não, o que é certo é que funciona e acabou por trazer de volta vários jogadores que já tinham abandonado o jogo.

Dizia-se que as primeiras temporadas eram uma forma de tornar mais curto o caminho para o endgame, mas hoje em dia podemos considerar que as temporadas são o endgame do jogo.

Uma das coisas que também conta como ponto positivo passa pelo facto de a desenvolvedora trabalhar bem rápido para corrigir aspetos menos positivos e que possam de alguma forma estar a prejudicar a experiência de jogos dos jogadores. As atualizações semanais são um ponto positivo, quer dizer que a desenvolvedora se preocupa em manter tudo a funcionar direito e que quer dar aos jogadores mais e melhor. 

A pergunta é simples, “já estás com vontade de explorar o mundo de Black Desert Online?”, junta-te a enorme comunidade de jogadores que todos os dias joga e se diverte com este MMORPG.