Razer faz parceria com a ClearBot para limpar os oceanos de forma inteligente

Razer faz parceria com a ClearBot para limpar os oceanos de forma inteligente

Junho 8, 2021 Não Por Perplera

No Dia Mundial dos Oceanos, a Razer ajuda a startup ClearBot a redesnhar o seu robot inteligente que recolhe plástico do mar. A Razer tambén atingiu um novo marco de sustentabilidade com seu mascote da campanha #GoGreenWithRazer, Sneki Snek, e lança novos produtos para salvar ainda mais árvores.

A Razer, anunciou uma parceria com a empresa de limpeza dos oceanos, ClearBot, em celebração do Dia Mundial dos Oceanos que acontece hoje, 8 de junho de 2021. Em linha com o plano de sustentabilidade a 10 anos #GoGreenWithRazer, esta parceria está inserida na vertical de investimentos ecológicos da Razer, que visa apoiar startups focadas no meio ambiente e em sustentabilidade, equipando-as com as ferramentas e recursos certos para as ajudar ganhar escala.

Aproximadamente 11 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos todos os anos e as empresas de limpeza enfrentam frequentemente dificuldades com tecnologia ultrapassada, custos e nível de eficiência. A equipa da ClearBot desenvolve robots que utilizam visão com IA para identificar diferentes tipos de resíduos plásticos e recolhe informações sobre esses poluentes nos oceanos para proteger a vida aquática. Os robots ClearBot são enviados para apanhar plástico nos oceanos para depois ser tratado de forma responsável.

“Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com uma startup focada em salvar ambiente,” disse Patricia Liu, Chefe da Razer. “A IA exclusiva e a tecnologia de machine learning avançada da ClearBot vão dar competência e equipar governos e organizações em todo o mundo de forma a melhorarem os seus esforços de sustentabilidade. Pedimos às startups que entrem em contacto com a Razer para oportunidades de colaboração, enquanto nos esforçamos para tornar o planeta num lugar mais seguro para as gerações futuras.”

Limpar Lixo Marinho com Tecnologia de AI

Nesta parceria com a ClearBot, os principais engenheiros e designers da Razer dedicaram do tempo pessoal e conhecimento técnico para ajudar a transformar um protótipo num produto escalável e comercializável em massa. Aproveitando o vasto conhecimento de produção da Razer, a ClearBot conseguiu melhorar o design do robot tornando-o ainda mais inteligente e eficiente.

O robot recém-desenvolvido e totalmente automatizado está equipado com recursos de inteligência artificial e machine learning avançado para detetar plástico até dois metros mesmo em águas agitadas. O robot consegue recolher até 200 kg de plástico num único ciclo enquanto é alimentado por energia solar.

A abordagem da equipa Razer para resolver o problema do lixo nos oceanos foi altamente reveladora. Estamos muitos agradecidos à equipa que dedicou o seu tempo a este projeto,” disse Sidhant Gupta, CEO da ClearBot. “Com o novo modelo, estamos confiantes em alargar o nosso alcance global para proteger os oceanos, começando com parceiros em se incluem operadores de portos marítimos na Ásia e ONGs que já manifestaram interesse nesta problemática. Em conjunto com a Razer, esperamos fazer a diferença pela positiva no planeta.

Para promover a participação da comunidade durante o Dia Mundial dos Oceanos, a ClearBot lançou um apelo à ação através do programa de recolha de dados sobre resíduos plásticos no mar. É pedido à comunidade que envie para o site da ClearBot, fotos de resíduos plásticos encontrados frequentemente em mar aberto. A equipa de investigação e desenvolvimento vai adicionar essas informações ao banco de dados do ClearBot para ajudar a melhorar o algoritmo de deteção de lixo.

Um pouco mais sobre o autor…

O Bruno Costa é o editor e supervisor dos conteúdos da Strong Player. É o principal editor que distribui o seu tempo entre criação de notícias, reviews e desenvolvimento de artigos com curiosidades. Gosta de uma variedade de jogos bem extensa mas a sua preferência vai para os jogos de Zombies e para jogos com um modo história envolvente. Adora jogos de ação de mundo aberto com modo multiplayer e o seu preferido é o The Division 2.