REVIEW – London 2012 – The Official Vídeo Game of the Olympic Games

REVIEW – London 2012 – The Official Vídeo Game of the Olympic Games

Agosto 14, 2012 Não Por Perplera

Com os jogos olímpicos de 2012 a porta a Sega lançou o jogo sobre este grande acontecimento.

Tirando o Europeu de futebol que já aconteceu, os Jogos Olímpicos são a maior competição do ano. Este evento está recheado de tradição e história e não passa despercebida.

Ao longo dos anos que se tenta criar um jogo que represente este extraordinário evento mas sempre com alguns defeitos, o maior era a quantidade de teclas que seriam necessárias apertar para poder efectuar as mais diversas acções do jogo.

London 2012 é o jogo oficial dos jogos Olímpicos de 2012, este ano os jogos vão decorrer em Londres. Este jogo vem dar-nos a oportunidade de experimentar várias modalidades desportivas que estão presentes nos jogos Olímpicos, este jogo vem também preparado para que se possa utilizar o comando move podendo assim simular muitos dos movimentos que os atletas efectuam.

Tal como acontece em outros jogos, London 2012 dá-nos a hipótese de representar o nosso país nas várias competições, podemos ainda personalizar os vários atletas que vão participar nas competições mudando a cor do cabelo, pele, altura ou até mesmo o nome do atleta, estas são só algumas das possibilidades disponíveis. Este jogo não oferece um nível de personalização ao nível de outros jogos do género mas não podemos dizer que não seja suficiente.

O modo principal deste jogo chama-se “Olympic Games”, este modo permite-nos enveredar pela competição na busca de um lugar no pódio. Antes da competição começar podemos escolher em que tipo de modalidade pertencemos participar, dependendo do tipo de modalidades que escolhermos poderemos ter de competir por um ou mais dias e por consequência teremos de participar nas qualificações, se formos bons, ou atingirmos as mínimas iremos competir na busca de uma medalha de ouro, prata ou bronze.

 

Existem várias modalidades em que poderemos participar como por exemplo natação, corrida dos 100/200 m, lançamento do dardo ou salto em comprimento, todos os jogos são distintos e possuem mecânicas de jogo bem diferentes.

Se entrarmos numa corrida dos 100 metros, o jogador terá de controlar a subida de uma barra, sendo que esta tem de ficar sempre verde, é uma questão de gestão de esforço do atleta.

Se por acaso essa barra ficar amarela ou vermelha, o nosso atleta irá perder fôlego e ficar para trás. Já as provas de natação exigem que utilizemos os analógicos numa determinada direcção, de forma ritmada.

Neste jogo todas as modalidades são acompanhadas de tutoriais que mostram quais os comandos necessários para poder competir em cada modalidade.

A integração do PS Move no jogo fez toda a diferença e é claramente um ponto positivo principalmente para aquelas modalidades que implicam precisão como por exemplo o arco e flecha. Mas por exemplo o comando de movimento da Playstation fala em exercícios simples como andar de caiaque. Todos os desportos que incluem gestos idênticos ao de remar saem prejudicados por causa da falta de precisão nesse movimento.

O jogo London 2012 não é só composto pelo modo “Olympic Game”, o jogo tem ainda um modo que nos deixa competir com mais três amigos e tem o famoso modo Online.

O modo online podemos dizer que é uma extensão do modo principal mas aplicado de uma forma inteligente que acaba por ser uma mais valia para este jogo de desporto.

No modo online representamos o nosso país no ranking global, não jogamos contra outros jogadores mas na realidade a nossa pontuação é colocada no ranking global criando assim um modo competitivo digno de um jogo como este.

 A nível visual o jogo está muito bem conseguido juntamente com o som, estas duas partes completam-se na íntegra.

Os modelos dos atletas estão muito bem detalhados e os comentadores conseguem pôr qualquer um no espírito dos Jogos Olímpicos.

No geral,  London 2012 é um dos melhores videojogos alguma vez feitos sobre esta competição.

 

NOTA: 8/10

Pros
  • Ambiente e um excelente retrato do evento.
  • O grafismo, jogabilidade e os comentários.
  • A diversão em multijogador local.

Cons
  • Tutorial não nos deixa praticar.
  • Por vezes, assistimos a animações estranhas.