REVIEW – Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (PS5)

REVIEW – Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (PS5)

Novembro 19, 2020 Não Por Perplera

O ano de 2018 foi o ano de lançamento do espetacular jogo Marvel´s Spider-Man lançado para a Playstation 4. Este jogo chega até nós pelas mãos da Insomniac Games e vamos regressar novamente a Nova Iorque para mais uma aventura emocionante. Marvel´s Spider-Man: Miles Morales é uma sequela do jogo original que nos leva para uma história onde o Peter Parker está ausente e entra a nossa nova personagem Miles Morales que vem ajudar Nova Iorque na luta contra o crime. Miles Morales conta com habilidades únicas que o ajudam bastante na substituição do Spider-Man.

Tal como aconteceu no título de 2018, este novo Spider-Man também tem uma linha de aprendizagem, digamos que vemos o jovem Miles a transformar-se no incrível Spider-Man. Para quem seguiu a história no cinema sabe que Miles tem um coração incrível e que quer ajudar todos os que estão a sua volta. Enquanto isso também não quer manchar o legado de Spider-Man e faz tudo para estar a altura das espectativas e assumir todas as responsabilidades que os novos poderes lhe conferem. Como dizia o Tio Ben, “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades“.

Com toda a experiência que a Insomniac Games ganhou com a criação do primeiro título eles puderam colocar tudo isso em prática e ainda melhorar vários pontos que tornam este jogo mais competente. Em relação a história, esta desenvolve-se uma forma mais orgânica com bastante emoção, e todas as atividades extras acabam por ter uma maior recompensa. Em relação as missões secundárias estas são agora muito mais interessantes com eventos ligados a NPC’s que mostram muito mais interacção com todo o mundo do Spider-Man.

Jogabilidade…
Para aqueles que já jogaram Marvel’s Spider-Man vão ter uma adaptação bem rápida ao jogo pois a nível de jogabilidade o jogo está muito idêntico. Creio que a maior diferença está nas habilidades únicas que tornam Miles um super-herói diferente de Parker. Com Miles vão poder usar habilidades eléctricas que podem ser usadas para parar inimigos. Estas habilidades estão indicadas numa barra que vai crescendo à medida que nos mexemos seja em ataques ou defesas durante as nossas lutas. Para além de ataques eléctricos Miles tem ainda o poder de camuflagem que o torna invisível em missões que necessitam de uma ação mais furtiva.

Gráficos e Som…
Se eu achava que andar de teia em teia na cidade de Nova Iorque do jogo anterior era incrível então neste jogo as coisas ficaram bem melhores, ele foi pensado e projetado a pensar já na PlayStation 5 e as coisas ficaram bem melhores. Este jogo conta com recursos pensados para o DualSense como por exemplo o jogador poder sentir a tensão da teia em cada swing ou então sentir o vento ou os efeitos atmosféricos quando estes são mais fortes. Tudo isto se deve aos motores bálticos colocados no DualSense de forma a nos dar mais sensações e a causar uma maior imersão no jogo.

O salto gráfico dado em Marvel’s Spider-Man: Miles Morale é impressionante. O jogo apresenta agora uma fidelidade gráfica bem superior fazendo justiça ao que Sony PlayStation havia prometido na nova geração de consolas. Todo o ambiente e personagens estão agora muito mais detalhados e com mais pormenores, o jogo conta ainda com sombras e reflexos mais realistas e com um melhor contacto entre objetos (anteriormente havia objetos que pareciam estar fundidos uns nos outros).

Outro pormenor interessante passa pelos reflexos, refiro-me tanto aos reflexos na água como os reflexos nas vidraças das janelas e dos prédios que anteriormente tinham reflexos que não correspondiam ao que estava em redor. Afinal de contas a PlayStation 5 permite trabalhar muito melhor de forma a tornar o mundo do jogo mais fidedigno.

Para os jogadores que dão importância a qualidade da imagem podem jogar com um incríveis 4K apesar de terem de jogar a 30fps. Mas se os jogadores quiserem jogar com 60fps então basta aplicarem dos efeitos ray-tracing e apesar de ficarem com uma qualidade de imagem inferior não vai ser isso que vai tirar a beleza do jogo e ainda ganha uma experiência mais fluida.

O jogo conta ainda com uma grande surpresa para aqueles que ouvem o áudio através da TV. O comando do DualSense emite sons em várias alturas como por exemplo pancadaria, efeitos especiais e muito mais, o que dá um pouco mais de imersão no jogo.

Não podia deixar de dar um destaque aos tempos de carregamento que a PlayStation 5 nos permite ter. Eu diria que os tempos de carregamento são quase inexistentes, iniciar o jogo é super rápido e entrar no jogo, fazer fast travel e iniciar atividades é tão rápido que leva pouquíssimos segundos.

Conclusão…
Marvel’s Spider-Man: Miles Morale é um jogo muito completo recheado de tudo aquilo que um jogador pode desejar. Posso dizer que foi uma excelente experiência poder jogar spider-man na nova geração. Isto mostra que o futuro da consola e bastante promissor o que nos faz querer mais e mais desta excelente franquia. Sem dúvida alguma um jogo para ter na coleção de qualquer jogador.

NOTA 9/10

Positivo
  • Jogo intenso e divertido.
  • Um novo Spider-Man divertido e competente.
  • Jogabilidade continua incrivel.
  • Um poder gráfico impressionante.
Negativo
  • A passagem do save da PS4 para a PS5.

Um pouco mais sobre o autor…

O Bruno Costa é o editor e supervisor dos conteúdos da Strong Player. É o principal editor que distribui o seu tempo entre criação de notícias, reviews e desenvolvimento de artigos com curiosidades. Gosta de uma variedade de jogos bem extensa mas a sua preferência vai para os jogos de Zombies e para jogos com um modo história envolvente. Adora jogos de ação de mundo aberto com modo multiplayer e o seu preferido é o The Division 2.