REVIEW – Razer Huntsman V2 Analog

REVIEW – Razer Huntsman V2 Analog

Março 1, 2021 Não Por Perplera

A Razer consegue sempre surpreender-me com os artigos que me envia para análise, e desta vez faz chegar até mim o Razer Huntsman V2 Analog. Digamos que este teclado é uma atualização do original Razer Huntsman e que trás algumas melhorias que haviam sido propostas pelos fãs. Também foi introduzida uma nova tecnologia de switch, estou a falar dos switch óticos analógicos que foram patenteados pela Razer e são capazes de reconhecer a força com que os utilizadores carregam nas teclas.

Design…
O Razer Huntsman V2 conta com uma estrutura sólida e bastante resistente e ainda tem um design idêntico ao Huntsman Elite. Tem um corpo metálico com acabamentos em preto fosco e mostra ser um teclado bastante robusto.
Tal como o Razer Elite, o Razer Huntsman V2 conta com um pouso de palmas separado com um acabamento em couro sintético preenchido com um enchimento em espuma.
Algo que também foi acrescentado a esta nova versão do Razer Huntsman foram as teclas PBT DoubleShot com um tratamento de dupla injeção. Estas teclas têm um acabamento mais robusto e a sua textura é levemente granulada (se é que lhe posso chamar assim), para uma melhor aderência e maior tempo de vida útil.

Em relação à parte superior direita do teclado continuamos a ter o espaço multimídia com controlos do volume do sistema, controlos rápidos aos principais controlos de reprodução de multimídia.
Passando agora para a parte de baixo do teclado, este teclado contém cinco borrachas antiderrapantes de tamanhos diferentes que torna praticamente impossível o teclado deslizar acidentalmente. Este teclado conta também com duas pernas elevatórias com 2 níveis de altura de forma a ajustar a inclinação do teclado ao gosto de cada um.

Conectividade…
Em relação a conectividade do Razer Huntsman V2 Analog ao computador, temos um cabo com cerca de 180 cm com duas terminações dedicadas de forma independente ao funcionamento do teclado, temos uma terminação USB e uma outra terminação com USB type C. Estas duas terminações são correspondentes à alimentação da iluminação RGB e a segunda será para o funcionamento do teclado. Mas como a Razer tem consciência de que nem todos irão ter o USB type C no seu computador, então faz acompanhar juntamente com o teclado ou adaptador para USB normal.
Em relação ao facto de este teclado usar dois dos espaços de USB, esse não será certamente um problema tendo em conta que o Razer Huntsman V2 tem na lateral do seu teclado uma entrada USB.

Switches ópticos analógicos…
A maior diferença entre este teclado e os teclados Huntsman anteriores passa mesmo pelos switches ópticos analógicos. É a primeira vez que vemos esta tecnologia num teclado e isso acabará por nos dar possibilidades infinitas. Poderá ser ajustada uma atuação (a quantidade de pressão necessária feita numa tecla para que ela possa registrar a mesma), o que permite uma personalização quase infinita através de seu software dedicado.
Este tipo de configuração fará com que o jogador possa configurar uma tecla para a personagem caminhar quando pressionada levemente ou que a personagem corra quando pressionada com mais força, tal como acontece nos sticks analógicos dos controladores, parece uma tecnologia bem interessante e útil.

Iluminação…
Tal como os seus antecessores, o Razer Huntsman V2 Analog conta com uma iluminação RGB de alta qualidade e que projeta a sua iluminação por todos os lados do teclado, quer seja nas teclas como ao redor do teclado e pouso de palmas. Mas devo salientar que me pareceu que a iluminação do Razer Huntsman V2 Analog está menos intensa.

Software…
Todos sabemos que o software de configuração da Razer se chama Razer Synapse e que com ele podemos configurar as macros, iluminação e até mesmo as funções de cada uma das teclas. O Razer Huntsman V2 Analog conta com a funcionalidade Plug-and-Play, uma espécie de software integrado que nos permite ligar e jogar com as configurações pré-estabelecidas sem a necessidade de instalar qualquer tipo de software.
Para além dos nossos perfis personalizados, este software irá mostrar-nos automaticamente alguns efeitos especiais de iluminação para alguns jogos, entre os quais podemos destacar League of Legends, Fortnite, Apex Legends, Overwatch, Fall Guys, Call of Duty ou The Division 2.
É claro que o uso do Razer Synapse ampliará muito todas as funcionalidades do teclado.
A configuração que mais se destaca é a das teclas opticas analogicas, permite que os jogadores programem duas funções distintas, que normalmente exigiria dois botões, numa só tecla. Uma das funções irá entrar em ação quando a tecla for pressionada levemente e a segunda função vai entrar em ação assim que o jogador pressione a tecla com mais força. Tudo isto me faz perceber que em muitos jogos vão ser necessárias bem menos teclas para podermos jogar com rapidez e de forma mais eficiente.

Conclusão…
O Razer Huntsman V2 Analog tem algumas melhorias em relação ao seu antecessor, e uma dessas melhorias foi a redução de ruído das teclas, mas sem se perder a sensação de estar a usar um teclado mecânico.
Este teclado apresenta uma nova experiência aos usuários de videojogos, e isso deve-se aos novos switches ópticos analógicos da Razer. O seu desempenho e seus novos recursos de personalização também nos oferecem melhorias impressionantes em termos de produtividade , tornando-se uma das opções mais interessantes disponíveis no mercado.
Infelizmente vamos falar agora do ponto que menos agrada aos fãs, estou a falar do preço. O Razer Huntsman V2 Analog está atualmente à venda por 269,99€ no site da Razer e nas lojas especializadas.
Pode ser um teclado de excelência mas o preço está bem acima dos bolsos de muitos jogadores.

 

NOTA: 9/10

Positivo
  • Switches opticos analogicos.
  • Design lindíssimo.
  • Acabamento robusto.
  • Teclas multimidia dedicadas.
  • Configurações básicas sem uso de software.
Negativo
  • Preço.