REVIEW – Razer Viper Ultimate Quartz

REVIEW – Razer Viper Ultimate Quartz

Dezembro 22, 2020 Não Por Perplera

Muitos de vocês já sabem a minha opinião sobre os dispositivos Razer, normalmente são dos melhores dispositivos que o mercado pode ter mas infelizmente o preço está sempre lá no alto. Mesmo assim, não deixa de ser uma marca em que eu acredito e uso no meu dia a dia.

Não há dúvida alguma que a Razer é uma das marcas de dispositivos gamer mais populares do mercado e todos os streamers e profissionais ligados a área dos videojogos querem de alguma forma estar ligados a esta marca.

Em relação ao Razer Viper Ultimate Quartz, posso apenas dizer que foi uma jogada de mestre por parte da Razer ao agarrar no incrível sensor e na leveza do Razer Viper e retirar-lhe o cabo fixo de forma a dar uma maior mobilidade a este novo rato.




A ideia foi muito bem concebida de com isso perderam pouquíssimo acabando por criar um rato sem fios com uma bateria que raramente o vai deixar mal.

Design e Desempenho…

A nível de design a mudança não foi significativa em relação ao Razer Viper, temos no total 8 botões, botão direito, botão esquerdo, scroll, botão de mudança dos DPI´s e dois botões macros de cada um dos lados do rato. Na realidade os jogadores vão usar 5 dos botões de uma forma natural, afinal de contas como este é um rato ambidestro acabamos por não conseguir jogar com dois dos botões que ficam do lado oposto da mão que iremos usar para pegar no rato. Em relação ao oitavo botão, referente a mudança de DPI´s, este botão está num local de difícil acesso, pelo menos enquanto jogamos.

Em relação às dimensões deste rato, será certamente estranho para utilizadores que estejam habituados a ratos de maiores dimensões, mas certamente será mais estranho para uma grande maioria o peso diminuto deste rato. O Razer Viper Ultimate pesa somente 74g, ou seja, temos apenas mais 5g de peso em relação ao Razer Viper original apesar de termos muitos componentes no interior do Razer Viper Ultimate (bateria e placa de ligação sem fio).

O Razer Viper Ultimate tem ainda uns switches ópticos por baixo dos botões do rato de forma a dar mais durabilidade a este dispositivo e diminuir o tempo de resposta (algo que certamente muitos jogadores podem não notar). Em relação aos DPI´s deste rato eu digo que estão absurdamente altos, estamos a falar de 20,000 DPI´s e que será raro o jogador que use os DPI´s no máximo. Afinal de contas, os jogadores profissionais preferem usar DPI´s mais baixos para poder ter um maior controle. 

Falando agora um pouco sobre o facto deste rato não ter fios, isso costuma ser um problema entre este tipo de ratos, mas em relação ao Razer Viper Ultimate isso não acontece pois temos um dongle RF de 2.4GHz que resolve os pequenos problemas de conectividade. A ligação já não é por bluetooth o que dá a conexão mais estabilidade e um tempo de resposta bem mais interessante.

O Razer Viver Ultimate Quartz vem com a dock de carregamento incluída, o que é bem interessante e faz com que não precisemos de acoplar o cabo USB ao rato cada vez que precisamos de carregar o mesmo. A dock station também se torna bem bonita tendo uma iluminação RBG que dá um aspecto visual deslumbrante ao dispositivo enquanto este carrega.




Um ponto muito importante em tudo isto é a capacidade da bateria do Razer Viper Ultimate, este conta com cerca de 70 horas de pura diversão. para os mais cautelosos, podem sempre colocar o rato a carregar na dock station no final de cada utilização de forma a garantir que não ficam sem bateria a meio de um jogo importante.

Por fim, mas não menos importante, temos o software Razer Synapse que nos dá  acesso a todas as funcionalidades dos nossos dispositivos da Razer, e neste caso temos as definições das macros dos botões laterais e da iluminação RBG.  O Razer Viper Ultimate Quartz é capaz de armazenar  até cinco perfis na sua memória interna de forma a não termos de recorrer constantemente ao software e para que se possa trocar de computador sem perder as informações dos perfis que mais usamos.

Conclusão…

O Razer Viper Ultimate Quartz é bem capaz de ser o melhor rato sem fio do mercado e é sem dúvida um dos meus preferidos. Infelizmente o preço deste dispositivo pode não convencer muitos dos utilizadores, afinal de contas o preço de 169.99€ pode não ser um preço muito atrativo para a grande maioria das carteiras. Mesmo assim não deixa de ser um rato que certamente irei aconselhar pelo facto de ser o melhor rato sem fio que eu já testei, apesar de saber que o preço pode ser uma grande barreira.

NOTA 9/10

Positivo
  • Muito leve.
  • Tempo de resposta incrivel.
  • Design.
Negativo
  • Preço.